Tuesday, January 02, 2007

DIA 5 - SANTIAGO (CHI) - TEMUCO (CHI)


Chegamos ao dia 5 com um adiantado em relação à programação original de 200 km.
Agora o planejamento passar a ser referencial, porque o avanço dependerá das atrações e das condições climáticas. De ontem para hoje (já estou no dia 6, porque estou enviando esta mensagem no café da manhã) deveria ter dormido em Los Angeles, mas passei reto e parei em Temuco, capital da região dos lagos e estou bem próximo do primeiro grande vulcão, o Villarica.

Ontem nada de muito relevante em termos de atrações. Passei a manhã na Suzuki de Santiago revisando a moto e a tarde na estrada rumo ao Sul pela Ruta Panamericana. Quano à parda na Suzuki, um acontecimento digno de nota. No dia anterior, quando atravessava a cordilheira, encontrei dois caras, em duas V-Stroms iguais (roxinhas, tudo meio suspeito... hehehehe), com os quais não houve qualquer tipo de sintonia. Incrível como esse negócio de não ir com a cara às vezes bate forte, mas foi o que aconteceu. Pois ao chegar à concessionária quem encontro? Os dois paulistas... E, feliz ou infelizmente, me dando razão... os caras criaram confusão na concessionária da hora que chegaram até a hora que saíram. Arrogantes, prepotentes e mal educados. Mal trataram os mecânico, se achando os reis da cocada preta, e saíram de lá com cara de quem "sabe tudo". Me senti envergonhado... e expressei ao pessoal super prestativo da concessionária o desejo de que não tomassem todos os brasileiros por esses dois babacas, que de motociclistas não têm nada, pois estão longe de compreender o verdadeiro espírito desse estilo de vida.

A seguir, um fato pitoresco: a primeira multa por excesso de velocidade (sem fatos pitorescos, a viagem não tem graça). Estava próximo de Los Angeles andando em bom ritmo quando de repente, não mais que de repente, sinal dum guardinha pra parar. Ele chega com cara de brabo e diz que não tem nem comentários a fazer, me mostra o radar (eu estava a 140 km/h, nem estava tão rápido assim...) e diz que vai me levar ao tribunal por aquilo. Aí confesso que me deu um certo pânico... "tribunal?", pensei eu... Desci da moto, argumentei, conversei, e entendi o que era o tal "tribunal". Basicamente, minha carteira de motorista ficaria apreendida e eu ganharia um "papelito" que é a multa em si, que me permite dirigir no Chile sem a carteira de motorista até o dia 12/01, data limite para que eu fosse ao município que me multou, pagasse a multa (algo como 50.000 pesos ou 200 reais) a reavesse a carteira. Argumentei que não ia voltar por ali, etc, etc. mas não teve choro. Mas felizmente, uma vez mais, a providência estava a meu favor. Quando me roubaram o carro em jan/2005 e levaram todos os documentos, posteriormente acharam minha carteira de motorista original. Mas então, eu já tinha feito segunda via. Quando saí de Curitiba, lembrei de pegar as duas carteiras de motoristas para a eventualidade de eu perder uma pelo caminho. Nesse caso, teria a segunda pra me aliviar. E não é que funcionou???? Quando me lembrei da segunda carteira, agradeci ao carabinero, e por pouco não escrevi uma dedicatória para ele na carteira de motorista que ficou com ele. Voltei pra moto, peguei a segunda carteira, e lá vou eu, agora, apenas tomando um pouco mais de cuidado com a velocidade pelas estradas do chile...

Hoje, dia de vulcões e lagos. Infelizmente o tempo resolveu não colaborar, está tudo nublado, e para ver e fotografar os vulcões, o ideal é dia claro. Mas como o que não tem solução solucionado está, lá vou eu rumo aos vulcões!

ROTEIRO: Santiago - Chimbarongo - Parral - Los Angeles - Temuco
KM: 706 KM rodados hoje - 3813 KM no acumulado

0 Comments:

Post a Comment

<< Home