Thursday, January 04, 2007

DIA 11 - PUYUHUAPI (CHI) - COIHAIQUE (CHI)


Rípio, rípio e mais rípio...

Antes de mais nada, é preciso que se diga algo: o pior rípio do mundo não é nem de longe motivo para não se percorrer a Carretera. O rípio é cansativo, em alguns trechos a estrada está complicada devido à preparação para receber asfalto (sim, vão asfaltar a Carretera...) mas o que se vê no percurso é sem palavras... um cartão postal ao vivo e em cores, do qual você faz parte enquanto pilota.

Mas o dia foi cansativo. Em termos de distância percorrida, rodamos pouco. Mas pilotar no rípio nessas condições, embora divertido, é cansativo.

Começamos cedo em Puyuhuapi para consertar o pneu do Elói. Após o pneu consertado (detalhe: Puyuhuapi tem 800 habitantes... ainda assim, conseguimos identificar 3 borracheiros na "cidade"), avancei na frente dos gaúchos, até a entrada do glaciar suspenso de ventisqueiro colgante, no parque Queulat, onde, como diz o nome, é possível ver um glaciar suspenso. O glaciar fica no alto de uma montanha, com um lago bastante grande embaixo, formando uma cachoeira proveniente do degelo do glaciar. Esta palavra está ficando recorrente, mas mais uma vez, é indescritível...

De lá, rumo o Coihaique, a principal cidade da Carretera. Os últimos 70 quilometros já percorridos em asfalto, mas nem por isso, por cenários menos privilegiados. Antes do asfalto, o Elói encontrou-se com o rípio mais de perto duas vezes, mas felizmente nada de sério ocorreu, apenas um manete entortado. Quanto à V-Strom, se comporta como uma lady. Ela não exatamente uma KTM como a do Austríaco, mas não nega fogo. Portou-se exemplarmente no rípio e chegou ao final da primeira etapa ripiada com apenas um parafuso perdido, o do protetor de corrente, que chegou ao asfalto pendurado por apenas um lado. Com a ajuda providencial do saco de parafusos que o Chico carregava, repus o dito cujo e reapertei os parafusos do suporte das malas laterais. Fora isso, a bichinha tá perfeita!!!!!

Ao chegar a Coihaique, me despedi, ainda que temporariamente, do Chico e do Elói. Eles seguiram viagem aproveitando o tempo bom (uma observação: ZERO de chuva na Carretera até o momento. Pelo que dizem, isso praticamente inexiste. Definitivamente alguém lá em cima gosta da gente...) e seguiram até Villa Cerro Castillo, provavelmente. Eu fiquei, porque estou com o planejamento sendo cumprido à risca, e estava extremamente cansado, portanto, não havia porque forçar a barra parfa avançar, e, ficando em Coihaique, a probabilidade de achar um hotel com Internet era maior. Como amanhã devo sair bem cedo, é possível que ainda nos encontremos pelo caminho, embora eu deva ir a Chile Chico contornando o lago General Carreras e eles pensam em ir até Villa O'Higgins , no extremo sul da carretera.

Amanhã devo conhecer a capilla de marmol, na região de Puerto Rio Tranquilo (pelos guias, consiste em uma autêntica "ilha de marmore", no meio do pacífico), e chegar a Chile Chico, depois de aproximadamente 350 km de rípio.

E vamo que vamo!!!!

ROTEIRO: Puyuhuapi - Villa Amengual - Villa Mañihuales - Coihaique
KM: 275,28 KM percorridos hoje, dos quais em torno de 210 de rípio - 5356 rodados no total

0 Comments:

Post a Comment

<< Home