Sunday, January 07, 2007

DIA 12 - COIHAIQUE (CHI) - PERITO MORENO (ARG)


Rípio na cabeça outra vez! Dááááá-lhe poeirão! Outro dia de rípio quase do começou ao fim. Dia de despedidada da Carretera Austral. E como toda boa atração que se preze, a Carretera guardou o melhor para o seu final...

Passei o dia quase todo percorrendo a Carretera às margens do lago General Carreira, que pelo que fiquei sabendo pelo caminho, é o segundo maior do hemisfério Sul ou do mundo, não sei bem mas vou descobrir. De qualquer forma, o bicho é grande pra cacete, tão grande que é dividido pelo Chile e pela Argentina (do lado dos Hermanos se chama lago Buenos Aires). A cor dá água é de um azul estúpido. E percorrer o dia todo margeando o lago, com montanhas nevadas ao fundo, é de risco extremo, pois corre-se o risco de ficar embasbacado com a paisagem e esquecer da estrada e do maledeto do rípio, que hoje, diga-se de passagem, foi mais tranquilo. Rípio mais compacto, sem tantas pedras soltas na maior parte do caminho.

O ponto alto do dia foi a visita à Capilla de Marmól. A partir de Puerto Tranquilo, um super vilarejo de uns... 80 habitantes (não, não é piada...), pega-se um bote, navega-se cerca de 15 minutos e chega-se aos blocos de mármore esculpidos pela água do lago General Carrera. Verdadeiramente impressionante, os blocos imensos de mármore, formando cavernas esculpidas pela água. É possível entrar nas cavernas com o bote. Para se ter uma idéia da dimensão da coisa, eu tirei, apenas nas tais cavernas de marmól, nada mais nada menos do que 132 fotos!!!! O problema vai ser selecionar depois o que ficou melhor (só não sei, até agora, como era possível sobreviver sem fotografia digital até alguns anos atrás...).

No passeio até a caverna encontrei novamente o Austríaco que está descendo desde a Venezuela e descobri que eu morro de inveja do laaaazarento... Ele ganha a vida viajando de moto pelo mundo pago pela KTM. No site da KTM já está publicada a última aventura dele, um passeiozinho do Cairo até a cidade do cabo... Tem gente que nasce virada pra lua... hehehehe

De volta à estrada, cheguei ao final da Carretera e no entroncamento que segue até Cochrane e Villa O'Higgins, pelo qual seguiram o Josef (nome do Austríaco) e os dois brazucas do Rio Grande, ou que desvia para Chile Chico, na fronteira com a Argentina, segui esta última alternativa. A viagem até Villa O'Higgins, pelo que dizem os guias, não tem grandes atrativos e não 'há, em princípio, como atravessar de lá para a Argentina, o que geraria um retorno de mais de 300 km, sempre pelo rípio. Preferi seguir o lado mais seguro.

A estrada deste entroncamento até Chile Chico faz a Rio-Santos parecer fichinha... O tempo todo margeando o General Carreira, mas em rípio, e com boa parte do trajeto, construído sobre rocha nua. Dizem que esta foi a estrada que mais caro custou aos cofres chilenos, em função das toneladas e toneladas de explosivo necessárias para abrir caminho na rocha. Mas era uma questão de soberania, já que sem esta estrada, o principal acesso de Chile Chico para o mundo era via Argentina.

Cheguei em Chile Chico por volta das 20h. Como era cedo para os padrões patagônicos (nesta latitude fica escuro por volta das 22h30), resolvi atravessar a fronteira e dormir em Perito Moreno. Idéia de Jerico...

Na cidade fronteiriça do lado argentino chamada Los Antíguos, estava tendo um festival da cereja! A festa pelo jeito é a coisa mais esperada do ano pelo povo em volta, e por essa razão, fique 2 horas e meia pra cruzar a porcaria da alfândega, esperando toda a boa vontade dos DOIS policiais de plantão pra atender todo aquele povo. Cruzei a fronteira já estava começando a escurecer. Hotel em Los Antíguos, nem pensar. Toquei até Perito Moreno, cerca de 50 km adiante, e cheguei lá já de noite. E adivinhem: claro, os hotéis no tal do Los Antíguos todos lotados, adivinhem pra onde foram os turistas??? Perito Moreno!!!

23h30m, noite alta. Vaga nos QUATRO hotéis da cidade, nem pra remédio. Entrei no escritório de apoio ao turismo da cidade (sim, aberto as 23h30m, tudo aqui é meio fora do padrão...) e me indicaram a salvação da lavoura: Camping do Raúl!!! Resignado, lá fui eu ao camping do Raúl, um cara figuraça, que me recebeu como quem recebe um parente que não vê há muito tempo, me indicou o único mercado que deveria estar aberto na cidade e me cobrou 10 pesos pelo local pra montar a barraca e 5 pesos pelo estacionamento da moto.

Montei a barraca como um veterano (a não ser pelo fato de estar lendo as instruções, já que nunca havia feito isso na vida...), entrei na barraca acompanhado pelo notebook pra fazer o relato da noite e por uns pedaços de queijo mais um vinhote em embalagem tetrapak (sim, aqui vendem vinho em embalagem tetrapak) recém adquiridos no mercado, e assim, depois de atualizar as informações do gps no notebook e fazer o relato do dia, estreei com toda galhardia o meu novíssimo saco de dormir, tendo como travesseiro a minha necessaire!

ROTEIRO: Coihaique - Baia Murta - Puerto Tranquilo - El Maiten - Chile Chico - Perito Moreno
KM: 463,45 km percorridos hoje, dos quais cerca de 380 do rípio - 5819,93 rodados no total

0 Comments:

Post a Comment

<< Home