Sunday, January 07, 2007

DIA 14 - EL CALAFATE - PARQUE NACIONAL LOS GLACIARES - GLACIAR PERITO MORENO


Descobri porque El Calafate se tornou a meca do turismo patagônico na Argentina...

Peguei uma excursão pro Parque Nacional Los Glaciares, onde fica o Perito Moreno e outros 10 glaciares a distâncias maiores, que exigem excursões de 2 dias de barco pra conhecer a todos.

O glaciar Perito Moreno é um gigante de gelo (pra usar o termo chavão que todos usar por aqui...), de cerca de 7 km de largura, 30 km de extensão e até 50 metros de altura na face norte, que é a que conheci hoje.

São cerca de 80 km de ônibus (descanso for my but e pra heróica DL1000) até o parque nacional. Lá, fiz um passeio de barco pra ver o glaciar a partir do lago Argentino e depois observação do monstro a partir de passarelas que se espalham pelo parque. As passarelas até final da década de 80 chegavam mais perto do glaciar, mas um turista morreu atingido por estilhaços que se desprederam do glaciar e as passarelas foram mais para trás.

O trajeto até o parque até que foi divertido. A guia falava mais que a boca, fornecendo ora informações interessantes sobre a colonização e a origem do glaciar (acreditem, ela falou literalmente o trajeto TODO), ora falando coisas de confiabilidade duvidosa. Por exemplo, ela disse que o maior lago da Argentina é o lago Argentino, aquele no qual está o glaciar Perito Moreno. Entretanto, passei quase 3 dias viajando à margem do lago General Carreira, que vira lago Buenos Aires no terrítório Argentino. Pelo que li e me informei, o lago Buenos Aires/General Carreira é o segundo maior (só não sei se do mundo ou do hemisfério Sul, prometo pesquisar para descobrir), só perdendo para o Titicaca. Perguntei a ela se o Argentino era realmente o maior e a resposta foi cômica: os Argentinos só consideram a porção do lago General Carrera/Buenos Aires que está na Argentina, e por esse critério, o Argentino é maior. Ou seja, eles realmente apenas consideram o lago Buenos Aires como sendo a parte que está em território argentino. Já viram dividir lado ao meio? Nem eu.... :-)

Mas vamos ao que interessa: o glaciar realmente é fora de série. Vislumbrar aquele gigante de gelo é uma experiência no mínimo inesquecível. E a grande atração da parada é quando blocos de gelo se despreendem do glaciar e caem no galo, com um estrondo ensurdecedor levantando "ondas" na superfície do lago. O povo fica horas olhando pro Perito, esperando um bloco daqueles se despreender. Com muita paciência, consegui imitar o povo e filmar o despreendimento de um daqueles blocos de gelo!

A volta foi sonolenta (cochiladinha básica). Na chegada ao hotel, aproveitei para dar um trato na VStrom, tirar o grosso da poeira, e limpar as roupas de viagem. Esse, áliás, foi um capítulo cômico. A jaqueta e a calça da viagem estavam tão, mas tão cheias de pó, que fiz o mais fácil para limpá-las: as vesti e entrei com elas debaixo do chuveiro!!!!! Funcionou que foi uma beleza, ficaram novas em folha e realmente da pra dizer que não passa uma gota de água pelo Gore-Tex e pela Cordura. Salve a Spidi e a X-Vince!!!!!

Depois do banho, vim pra um pub com wi-fi pra atualizar o blog e organizar as fotos e, enquanto fiz isso, já devo estar na oitava ou décima Guiness...

Ai como eu sofro!!!!!!

PS.: Hoje é aniversário do bosta do Rodrigão, que não atende a porcaria do celular, e portanto, ficou sem parabéns. Portanto, vai por aqui: PARABÉNS, ANIMAAAAAAAAAAAAAAAALLLLL!!!!!!!!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home