Friday, January 12, 2007

DIA 18 - USHUAIA


Dia de turismo light.

Pela manhã fui conhecer o Museo Marítimo e Penitenciário. Um local que vale a pena conhecer. Paga-se 18 pesos pela entrada, que vale com sobrar. O Museu fica no prédio onde funcionava o presídio de Ushuaia. Parte está com as celas razoavelmente restauradas, para abrigar exposição de objetos, artefatos, documentos, "bonecos" de priosioneiros famosos. Outra parte, está preservada no estado em que estava à época para se ter idéia de quais eram as condições dos presos. Muita história sobre Ushuaia, sobre a construção do presídio, fotos antigas , enfim, uma aula de história in loco. Valeu a pena.

Antes de ir ao Museu havia passado no porto turístico para ver as opções de passeios pelo Canal de Beagle. Existem várias alternativas, algumas de cerca de 4 horas bavegando pelas ilhas dos lobos (cheia de lobos marinhos), dos pássaros (adivinhem cheia do que...) e pelo farol do fim do mundo; outras de 6 horas, incluindo no roteiro uma ida até uma pinguineira. Diversos tipos de embarcação também, desde modernos catamarãs, passando por veleiros meia boca até chegar no primeiro barco que começou a fazer este passeio, parece um daqueles barcões que navegavam no Mississipi e que aparecem no filme Maverick (Mel Gibson, Jodi Foster). Evidentemente, optei pela alternativa mais "interessante" em termos de adrenalina. Embarcar em um veleiro de competição para 4 pessoas, fazendo parte da tripulação, para velejar de verdade. Tudo combinado, saída as 15h, fui ao Museu, comi um cachorro quente no caminho pro porto e na hora que cheguei lá... Porto fechado para embarcações pequenas! Ventos muito fortes, de até 85 mph em mar aberto, inviabilizaram a aventura à vela.

O jeito foi voltar pro porto turístico de carona com o capitão do veleiro pra conseguir pegar um passeio mais convencional. Embarquei num catamarã, grande, confortável, com serviço de bordo e o cacete, pra fazer o passeio longo, até a pinguineira. Seis horas de navegação, mas valeu a pena. Tinha prometido pro Lucca que ia levar foto de pinguim pra ele, tinha que cumprir... ele vai ter foto de pinguim pra ver por uns tres meses, fotografei pinguim de tudo quanto é jeito!

O catamarã chega tarde, por volta das 21h. Banho, baixar fotos, jantar (tenedor libre, o mesmo que o nosso espeto corrido... chafurdei no cordeiro!!!!) e dormir. A programação original previa começar a voltar amanhã, mas próximo daqui, resolvi tentar começar a voltar hoje. Pesquisei os guias para ver hotel em Rio Grande, mas as informações são de que os hotéis por lá são caros e decadentes. Portanto, manterei o plano original. Durmo aqui mais esta noite e amanhã de madrugada começo o retorno. Só quero ver o frio e o vento que me aguardam as 6h da manhã...

Recebi notícias do Chico e do Eloi hoje. O Chico chegou aqui ontem a noite, vou tentar encontrá-lo hoje. O Elói ficou em Rio Gallegos esperando e descansando. Eles pegaram uma pedreiras brabas pelo caminho, o Elói foi pro chão outra vez, o Chico quase foi, e o Chico chegou aqui sozinho pra pegar o Elói na volta. Espero encontrá-lo pra ter companhia pra uma birra no fim do mundo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home