Monday, January 15, 2007

DIA 20 - USHUAIA - PT SAN JULIAN


Dia de estrada. 940 km rodados, e só não foi mais por causa das 4 fronteiras até sair da Argentina, entrar no Chile, sair do Chile, voltar pra Argentina. Provavelmente por ser sábado, a coisa estava ainda mais complicada, só na última fronteira se foram quase 2 horas na fila pra colocarem o carimbo no passaporte.

Dia de vento. Muito vento. Mais que na ida. Mas foi bom, porque o pneu traseiro já tá próximo do fim, então, só gastei as laterais, já que a moto anda de lado...

Dia de sorte. Muita sorte. O trecho entre Rio Gallegos e San Sebastian tem cerca de 280 km sem posto de gasolina. Na ida, a DL chegou meio no osso, mas chegou. E eu fui sentando a botina no trecho asfaltado (esse é o trecho que tem os 120 km de rípio antes de chegar a Ushuaia) e ela chegou. Na volta, já sabendo dos 280 km de rípio, manerei no asfalto pra chegar tranquilo... Não chegou! O vento lateral e de frente jogaram o consumo nas alturas, e há uns 40 km de Rio Gallegos, a reserva começou a piscar alucinadamente. Reduzi ainda mais o ritmo e passei a rodar com o giro mais baixo possível e em torno de 80 km/h. Há 10 km de Rio Gallegos, pra completar, os guardinhas fazendo barreira pra pegar nome, origem, destino, número de identidade, CPF, tipo sanguíneo, etc. Aliás, nesta região, em todo posto policial é essa rotina pentelha. No último, já puto da vida porque ter que dar partida novamente na moto me consumiria preciosos ml de gasolina, perguntei ao indivíduo qual o uso daquelas informações e ele me respondeu que nenhum, é apenas para controle deles. Em outras palavras, no meu dicionário, isso se chama "falta do que fazer". Mas enfim, parei, liguei a moto, e lá fui eu. Já na saída do posto policial, ela começou a engasgar...

Os 9 km do posto até Rio Gallegos foram percorridos com a DL engasgando feito louca. E eu rezando pra chegar logo... Cheguei a umas 8 quadras do posto, e não teve mais jeito. Quando ela já tinha apagado e eu apenas aproveitava o embalo inercial, eis que surge à minha direita uma concessionária da Honda! Não tive dúvidas: embiquei, pedi gasolina ao dono e ele gentilmente, resolveu meu problema e cheguei até o posto com muita sobra. Nessa, reconheço, dei muuuuuuuuuuita sorte... Que ela continue me acompanhando!

Em Pt San Julian, cidadezinha de 10.000 habitantes ainda na Patagônia Argentina, quando peregrinava atrás de hotel encontrei um grupo de uns 12 motociclistas americanos que estavam se registrando num dos hoteís onde tentei quarto. Nos cumprimentamos e vazei, já que não dava pra ficar lá mesmo e ainda tinha que achar onde dormir.

Encontrei em seguida, deixei as malas e sai pra jantar. Quem encontro no restaurante? O grupo de americanos. Pessoal bacana, fez a maior festa, me convidaram pra sentar com ele e ainda pagaram toda a conta. Gostei... jantinha por conta do tio Sam! Os caras devem ser muito bem de vida, porque sempre que é inverno no hemisfério norte, eles despacham as motos pro hemisfério sul pra algum lugar onde seja verão... Nada mal...

Nota triste: quando estava há uns 15 km do destino final de hoje, vi um acidente que acabara de acontecer, uns 3 caminhões já haviam parado para ajudar mas não havia muito o que se fazer além do que já tinham feito a não ser buscar ajuda. Dois carros bateram de frente (não sei bem como, já que a estrada é uma reta sem fim...), e a cena que vi não era agradável. Haviam crianças nos dois carros, pelo menos uma pessoa seguramente morta, gritos, choro das crianças. Fiquei, sinceramente, abalado. Entristecido e reflexivo sobre a fragilidade da vida em algumas circunstâncias. 5 minutos antes aquelas pessoas estavam todas vivas, e por alguma fatalidade, algumas daquelas crianças ficaram sem mãe. Se houvesse Internet no hotel ontem, eu seguramente teria feito um longo texto sobre essas "fatalidades". Ainda bem que não tinha...

ROTEIRO: Ushuaia - Rio Grande - San Sebastian - Rio Gallegos - Piedra Buena - Pt San Julian
KM: 940,7 km percorridos hoje, dos quais, 120 km no rípio - 8278,5 km percorridos no total

0 Comments:

Post a Comment

<< Home