Thursday, January 18, 2007

DIA 24 - SÃO LUIZ GONZAGA - CURITIBA



CHEGUEI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Em apenas 5 dias, consegui cumprir o trajeto de 5.155 km de Ushuaia a Curitiba, com a rota passando por Uruguaiana (via Buenos Aires deve ser um pouco mais perto). Média de mais de 1.000 km por dia.

Saí de São Luiz Gonzaga um pouco mais tarde, a exemplo de ontem. Mas na saída, um susto. A corrente tremia feito vara verde. Barulho e mais barulho. Olhei e a bicha tava totalmente solta, pendendo sobre o escapamento. Me lembrei que na noita anterior havia passado por uma Yamaha na entrada da cidade e fui pra lá. Ajustamos a tensão da corrente, mas foi o ajuste derradeiro. Daquele ponto em diante, não havia mais o que fazer, a relação já estava mesmo pedindo água. Mas deveria chegar em Curitiba, não seria possível que eu ficaria na mão tão próximo do destino final.

Cheguei a Passo Fundo, chequei a corrente, parecia continuar afrouxando... Daí em diante, ritmo bem lento, não acima dos 100 km/h. Pouco antes das 16h, entrei no Paranazão, nas proximidades de União da Vitória, e as 19h17m, estava de volta ao ponto zero, exatamente onde comecei a viagem, 24 dias atrás.

Nos próximos dias, ainda postarei aqui uma série de informações adicionais sobre a viagem, como distâncias, consumo, custos, etc. A idéia, é que este blog fique como um registro desta aventura solitária com o intuito de servir de referência para outros motociclistas que pretendam cruzar os mesmos caminhos e que, principalmente, contribua para inspirar outras pessoas, motociclistas ou não, a irem atrás das suas próprias viagens.

Essa foi uma viagem de intenso aprendizado e auto-conhecimento. Costumo dizer aos amigos que o motociclismo é a minha principal terapia, porque quando se está na moto, não há pra onde fugir. Estamos lá, por extensos períodos na estrada, apenas eu e eu. E nesta viagem, durante as longas horas de reflexão, de asfalto, de rípio, de carretera austral e de Ruta 40, entre tantas outras coisas que me ocorreram, uma me parece essencial: "a estrada mais difícil de trilhar, e aquela que mais coragem exige, é sempre a mesma: aquela que está dentro nós mesmos..."

Viajar é preciso!
amccosta@gmail.com

ROTEIRO: São Luiz Gonzaga - Carazinho - Passo Fundo - Irani - União da Vitória - São Mateus do Sul - Lapa - Curitiba
KM: 850,98 km percorridos hoje - 12.458 km percorridos no total

0 Comments:

Post a Comment

<< Home